A Gravidez Parte II – O 1º Trimestre

“Aí perguntaram pra gravida:
– Mas nossa, vc não esta enjoando???
E ela:
– De comida não, só de pessoas.”

Bom, nós já vimos aqui como foi minha experiência ANTES de engravidar. Agora, vamos ao que senti, fiz e ouvi durante o primeiro trimestre.

1º Trimestre – O que você vai:

Sentir – Ansiedade + enjôo/tontura/desmaios + sono da morte + vontade de matar alguém

Olha, eu não vomitei, nem desmaiei, nem fiquei enjoada, só às vezes tinha restrições com alguns alimentos e adorava comer pão com manteiga, mas sei que têm mulheres que passam MUITO mal. O sono, era algo CRUEL. Era tipo, “vou morrer se não dormir”. Conheço histórias de mulheres que se escondiam no banheiro do trabalho pra tirar uma soneca de vez em quando… Puxado! Seu corpo já pode começar a dar sinais. A cintura vai embora (mas calma, ela volta!) e os peitos parecem crescer FOREVER. Só nesse primeiro trimestre fui umas 3 vezes comprar sutiã. Calma, depois “estaciona”.

O (mau) humor também era cruel. Conseguia pensar em 150 patadas por minuto.

Fazer – Tomar ácido fólico e se cuidar

Às vezes, só de tentar engravidar você já começa a tomar o ácido fólico. Eu costumava dizer que meu filho não ia chamar Luiz Gustavo, ia chamar Luiz Folículo de tanto tempo que tomei isso. Durma quando puder e coma quando quiser porque isso ajuda a segurar a ansiedade. Também nessa fase começam os ultrassons e caso você seja MUITO curiosa, pode fazer o exame de sangue para já saber o sexo do bebê.

Você também vai querer se “inteirar” sobre o assunto e pesquisar tudo o que pode. CUIDADO! O Google pode ser cruel, os exageros e histórias de desgraças estão por toda parte. Um conselho que eu li (ó lá) é: eleja um ou dois livros para ler, e um ou outro blog para acompanhar (tipo o Colcha!). As linhas dos livros, por exemplo, são diferentes e podem causar uma grande confusão na sua cabeça.

Ouvir:

“Não conta pra ninguém, sabe com é, mal olhado!” – Acho que a teoria de não contar para ninguém vai muito mais de poupar a fadiga de explicar caso haja um aborto espontâneo do que do mal olhado. Acho engraçado, porque é tipo “você por contar pra mim, mas não espalha porque sabe como é, os outros são maus, eu não.”

“Aproveita pra dormir” – É, a frase SAGA de toda mãe. Pode preparar os ouvidos que essa frase já começa no primeiro trimestre e segue durante toda a gestação, porque sabe como é, sono é cumulativo. #NOT

Frases escrotas sobre o sexo do bebê – Se tem uma brincadeira que acho de extremo mau gosto é aquela piadinha entre homens quando um vai ter uma filha menina: “Ê Fulaninho, vai passar de consumidor pra fornecedor hein?”. Se eu tivesse uma filha, ela não seria “fornecida” que nem leite de vaca. A filha de ninguém é. O meu pai não é um “fornecedor” de filhas.

As pessoas também vão começar a encostar na sua barriga o que, pra mim, nesse começo, era muito constrangedor, já que eu só tinha uma pança natural. Depois, eu realmente não ligava quando passavam a mão na minha barriga, mas esfregar minha gordura, me dava vergonha…

Prepare a paciência, ela é cultivada desde o primeiro trimestre de gravidez porque deve te acompanhar a vida inteira.

E aí, como está sendo ou foi o primeiro trimestre para vocês?

“Que bom, estou grávida! Que comecem os conselhos não solicitados e os toques inapropriados na barriga”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s