A gente aprende a ser mãe

A gente aprende a ser mãe. Não digo só as coisas “práticas” como trocar fraldas, dar banho ou o que fazer para o seu filho parar de chorar, mas aprende a fazer tudo do seu jeito e dar menos ouvidos aos outros.

Esses dias mesmo,  estava no clube com meu bebê uma outra mãe disse:

– Ah, agora com 6 meses ele já pode ir na piscina aquecida.

E eu:

– É, pode!

E 5 minutos depois estava eu na piscina não aquecida com meu bebê, me divertindo com ele sem dúvida nenhuma na cabeça. Antes eu ficaria preocupada, com aquilo martelando na cabeça, ligaria para a pediatra, pra amiga, pra minha mãe e postaria revoltada no Facebook o que é que aquela mulher tem a ver com a minha vida.

Aprende a guardar os livros sobre bebês e quando pega para ler ao invés de pensar “tenho que fazer assim!” pensa “eu não faço assim” e tudo bem.

A gente aprende a facilitar e que “se não der, não deu” e se não fizer hoje, pode fazer amanhã. O mundo não vai acabar e nem seu filho vai se tornar um marginal desnutrido e burro se não comeu fruta um dia, porque preferiu dormir. Ele também não vai ficar doente se pular o banho um dia e nem será um adulto inseguro que não sabe ficar sozinho se dormir uma noite com você porque está doente.

Uma vez que você sabe como funciona, pode usar a tal rotina a seu favor.

Aprende a se preocupar com o que realmente importa e deixa o restante  com um papel bem pequeno ou quase nulo na sua vida, ainda que as outras pessoas ainda pensem que você está bem preocupada com a vida delas.

Aprende a olhar feio de volta se alguém olha feio pra você quando seu bebê está chorando em público, inclusive porque você já não fica tão desesperada quando ele chora.

A gente aprende a se divertir enquanto cuida, porque já sabe o que tem que fazer ou porque seu filho já está maiorzinho, e quando ele vai dormir parece que tudo fica excessivamente calado e cinza.

Aprende a compreender outras mães ainda que não concorde com elas, e entende que aquela frase “Eu era uma ótima mãe… Aí eu tive filhos!” é totalmente real.

guilty

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s