Graça sem graça, até quando?

rirO que presenciei esse fim de semana numa festa infantil foi uma sucessão de erros e piadas de mau gosto.

Um senhora cuidava da recreação e começou uma gincana. Em dado momento pediu ao microfone:  “Tragam o homem mais barrigudo da festa”.  Um grupo de crianças pediu que um senhor de 60 anos as acompanhasse, outro grupo pediu a um rapaz mais jovem. Colaborando com a gincana, os dois toparam ir até a animadora.  Lá chegando, ela pedia que os dois mostrassem suas barrigas e dançassem mostrando sua sensualidade.  Ambos recusaram-se, óbvio.

Em seguida, voltaram para suas mesas e as crianças conseguiram substituir apenas um deles, por outro rapaz por volta de 40 anos que parecia conhecer melhor as crianças.  Então elas corriam atrás dele, tentavam erguer sua camisa e abaixar suas calças, tudo isso instigadas pela senhora que chegou a falar no microfone:  “Ih mas vocês estão escolhendo muito mal.  Ninguém quis dançar, desistiram e foram sentar, não mostraram a barriga…”

Meu Deus!  Eu não podia acreditar que ela insistia naquela brincadeira de mau gosto, instigando daquela maneira as crianças.  Ontem as crianças tentavam, a força, erguer a camisa de um adulto, que levou tudo na brincadeira, mas amanhã, acreditando que aquilo é super legal, podem tentar fazer com um coleguinha.

Percebendo que alguns não gostaram do que havia acontecido, a animadora me abordou na tentativa de se justificar e ao ouvir minha opinião, de que eu tampouco concordava com o que havia presenciado, ela insistia em dizer que faz aquilo há 20 anos, que jamais teve reclamação e que todas as animações de festas são como a dela.

Bom, já fui a muitas festas infantis com animadores e foi a primeira vez que vi brincadeiras de mau gosto como as dela, às custas da aparência de convidados.

O que deixei claro a essa senhora foi: primeiro, não se fala para um adultos dançarem de maneira sensual para crianças de 5 a 8 anos.Segundo, ela estava forçando a situação para que essas pessoas se expusessem diante de muitos que talvez sequer conheçam, ressaltando atributos físicos que talvez já sejam, naturalmente, motivo de desconforto para eles.  Quem dirá sendo expostos daquele modo.

Em tempos de preocupação e campanhas contra bullying, o que essa senhora fez foi incentivar as crianças a fazerem tudo o que ensino meu filho a não fazer.  Se alguém não quer brincar, respeita-se a vontade.  Foi a primeira vez que vi brincadeiras/graça de mau gosto numa festa infantil mas se for mesmo verdade que todas as empresas o fazem, penso que é hora de rever os conceitos de brincadeiras.  Fazer piada às custas da aparência de quem quer que seja, expondo e constrangendo os convidados é desrespeitoso.  Além de ser demonstração de puro e simples mau gosto.  Forçar uma situação como a das crianças tentando abaixar as calças de um adulto realmente me causou perplexidade.

Na festa de filho meu, uma recreação sem graça como essa, não quero nem de graça.

PS. Meu filho não participou da gincana pois estava jogando futebol. Por isso não interferi quando as crianças tentavam abaixar a calça do rapaz. Do contrário, eu certamente teria me manifestado naquele momento e pelo menos meu filho seria impedido de fazer aquilo.

 PS 2.  No texto original eu chamava essa senhora de “recreacionista” mas amigos me alertaram que ela não parece, a julgar pelas práticas adotadas, uma profissional de recreação.  Assim, alterei para animadora de festa.  Do meu ponto de vista, DESanimadora de festa.

2 comentários sobre “Graça sem graça, até quando?

  1. Amiga, qdo comecei a ler, já pensei: “nossa! Campanha a favor do bullying!”
    Achei sua atitude muito legal!
    Se essa senhora faz isso a 20 anos, está na hora de reciclar!!!
    Num mundo atual onde se briga pela liberdade a aceitação de ser quem somos, isso é inadmissível!
    Parabéns pela atitude que, muitos gostariam de fazer, mas não têm coragem.
    Bjks!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s