Gente, recebi essa sugestão e achei interessante compartilhar. Infelizmente não poderei ir, porque já estava com viagem marcada, mas que for me conta, tá? Gostei, especialmente, da parte da troca de brinquedos! 🙂
No domingo, 24 de maio, das 14h às 18h, o Parque Burle Marx, em São Paulo, recebe pais e filhos para participarem da quarta edição do Slowkids, evento criado por Tatiana Weberman, da Respire Cultura, Juliana Borges diretora de Produção da Maria Farinha Filmes, e pelo Instituto Alana. A proposta do SlowKids é desacelerar as crianças do universo tecnológico e incentivar brincadeiras ligadas à natureza e a criatividade ao lado dos pais e em contato com outras crianças.
A programação conta com uma série de oficinas, show e brincadeiras. O pocket show do “Música em Família”, começa às 16h00. Já as oficinas e atividades, todas gratuitas, estarão disponíveis das 14h às 18h. Confira abaixo as atividades que acontecem durante a tarde:
– Brinca Yoga: atividade para o público infantil e para toda a família através das brincadeiras corporais e da música, as crianças aprendem as técnicas e os valores do yoga.
– Cara de Quintal: estimula a criação de espaços que dialogam com a natureza, com elementos como módulos de caixa de papelão e fitas que ajudam as crianças a desenvolverem a noção espacial, por meio da construção coletiva de cenários, túneis e outros ambientes. Auxiliam nesse processo performances musicais, jogos e interações conduzidas pela equipe do evento.
– Da Horta, Afeto e Cultivo: plantar, cuidar, regar, colher, cozinhar, tomar um pouco de vida faz bem. Porque aqueles temperos, suculentas e ervas não precisam mais ficar no fundo da cozinha. Além de enfeitar e perfurmar a casa, acreditamos que dar um presente que cresce e se transforma com cuidado é simbólico e delicado.
– Caracóis Urbanos: a arquitetura nasce do instinto de criar espaços de abrigo, seja em resposta a um ambiente hostil, ou simplesmente para sentir-se calmo e protegido. Aproximando-se da arquitetura a partir da experiência de construção para criar espaços para uso e assim enfrentar o problema do processo de projeto arquitetônico.
– ErêLab: arte para interagir, brincar, crescer. Brincar é a melhor forma de crescer. ErêLab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. Brinquedos com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. A ErêLab resgata o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades, recuperando o tempo de cidadania.
– Troca de brinquedos: as crianças precisam aprender brincando, respeitando seu próprio tempo. Respeito e desapego são princípios dessa oficina livre, orgânica e despretensiosa. Trocar é mais gostoso que comprar.
– Lixo não existe (Infinito Circular): uma equipe formada por especialistas em gestão de resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais, educação ambiental, coleta seletiva e arte de sucata conquista as crianças através da criatividade, do carisma e da maneira surpreendente de agir com as novas formas abstraídas do chamado lixo.
– Rodas de leitura: leitura sob as árvores com o Coletivo Rodas de Leitura, que propõe uma ação cultural ocupando, de maneira criativa, o espaço público por meio da mediação de leitura, despertando o prazer pelo ato de ler em ambientes não convencionais.
– Passeios pela natureza: o Projeto Ser Criança é Natural do Instituto Romã propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir.
– Vila para Pequenos: a principal ideia por trás da conceitual Mini Banca de Frutas é atrair as crianças pela curiosidade para que usem seus sentidos para uma nova experiência, incentivando de uma maneira lúdica o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
Para completar a tarde, uma área com food bikes será instalada no parque: Made in Natural, Bike Café, Açaí Frooty, Dicasa Coalhadas, Pudim a Gosto, Brigaderô, os vinhos dos Los Mendonzitos e Instabike.